Lonas de Freio para Caminhões

Lonas de Freios para Caminhões

No que diz respeito a segurança de caminhões e carros, o sistema de freios pode ser considerado o mais importante, porque o mau funcionamento de todo o sistema que integra os freios pode resultar em graves acidentes que não só atingirão os condutores e os passageiros de um veículo como também afetarão a terceiros.

 

Presente em grande parte dos caminhões, o freio a tambor é composto pela lona de freios. Esse componente é considerável imprescindível, pois só com a ajuda ele é que a frenagem acontecerá de forma correta.

 

A lona de freios para caminhões só funciona por meio da frenagem de chapas metálicas que foram revestidas por materiais de fricção.

 

Lonas de freios para caminhões funcionam quando o motorista pisa no pedal do freio

 

Quando motorista pisa no freio, os pistões vão fazer com que sapatas se mexam. Nessas sapatas estão as lonas que as serem compridas causarão o atrito responsável por fazer com que a velocidade do caminhão diminua.

 

De maneira geral, as lonas de freios para caminhões costumam ser feitas de um material duro capaz de suportar as altas temperaturas mesmo se forem acionadas de maneira seguida em um curto espaço de tempo.

 

Para que o funcionamento do caminhão não apresente problemas, a troca das lonas de freio deve ser dos dois lados do eixo com o mesmo material, porque cada material tem uma forma de responder quando acionada e o uso de dois diferentes tipos de lona pode acarretar em graves problemas.

 

O superaquecimento, o desgaste irregular, a trepidação e o ruído durante o acionamento do freio são algumas das situações que podem fazer com a lona de freio não funcione da forma como deve.

 

A fim de evitar problemas, o bom motorista deve saber que a manutenção preventiva é a melhor alternativa e que a cada seis meses ou 5 mil quilômetros, as lonas de freios para caminhões devem sem substituídas.

 

Cotação Peças e Acessórios Caminhões

Correias para Caminhões

Além dos cuidados que o motorista deve ter com a embreagem do caminhão, as correias também precisam de atenção especial, pois só assim o veículo poderá circular por muitos quilômetros e o condutor poderá dirigir tranquilo sem ter dor de cabeça.

 

As correias para caminhões são as responsáveis por fazer com que haja força e movimento entre uma roldana e outra. Se essas roldanas estiverem com sua face interna brilhando, indica que chegou o momento de buscar uma ajuda especializada para promover a substituição.

 

Além disso, é importante ver se as correias para caminhões não estão ressecadas ou rachas, porque se estiverem, também precisam passar por substituição.

 

Muitos motoristas acabam recorrendo a uma “gambiarra” para resolver o problema mesmo que temporariamente, porém isso não deve ser feito em hipótese alguma!

 

Porque além da correia, as válvulas do caminhão podem ser danificadas e o problema pode chegar até o motor.

 

Para não passar nenhum sufoco na estrada tenha sempre consigo uma correia reserva, mas não tente trocar, busque sempre uma concessionária Ford como a Maiochi Veículos e conte com ajuda técnica para promover a substituição.

 

Apesar de velho, o ditado “é melhor prevenir do que remediar”, continua muito eficaz no que diz respeito às correias para caminhões assim também como todos os outros componentes.

 

Por isso, as correias para caminhões exigem sempre uma atenção especial, mas nada de procurar o mais barato, mesmo diante de valores tão elevados nos preços dos combustíveis, porque o mais barato pode sair caro, trazendo problemas mais graves como o comprometimento do motor do seu caminhão.

 

Diante disso, o melhor a fazer é sempre buscar uma revendedora de peças autorizadas da marca do seu caminhão, pois só assim seu veículo estará com as melhores peças e a substituição foi feita por profissionais que são especializados na realização de manutenção.

 

Cotação Peças e Acessórios Caminhões

Troca de Óleo em Caminhões

Para que o caminhão tenha maior durabilidade, ele precisa ser usado da melhor maneira, não é mesmo? Por isso, a troca de óleo em caminhões, a substituição do filtro de combustível e de ar impactam diretamente no desempenho, na durabilidade e na economia do veículo.

 

Diante disso, a qualidade do material utilizado na troca, a forma como o processo é feito e mais a substituição são itens que impactam na vida útil do caminhão.

 

Por esse motivo, é fundamental que o motorista prefira sempre itens de qualidade ao fazer a substituição em seu veículo, pois assim ele evita que os componentes do caminhão tenham contato com lubrificantes que não tem a mesma classificação que o indicado no manual do proprietário.

 

O uso de um óleo em seu caminhão de baixa qualidade se degrada mais rápido, como consequência, ele fica mais espesso e mais viscose e essas duas características impactam negativamente na vida útil do motor.

 

Enquanto se faz a troca de óleo em caminhões, a realização de uma manutenção completa também pode ser feita. Assim, enquanto o óleo é trocado, o caminhão é avaliado de maneira completa, porque assim, se existir algum problema, ele já é evitado imediatamente.

 

Durante esse cuidado, os profissionais atuam para inibir o desgaste prematuro de peças e demais componentes, assim como a perda de cementação tão importante na vida útil das engrenagens.

 

Além da substituição por um óleo de qualidade e a manutenção geral do veículo, a troca do filtro protege o líquido novo de ser contaminado com os resquícios que ficaram no anterior e assim, o óleo novo não passa por um processo de oxidação.

 

Com essas dicas, ficou fácil entender a importância da troca de óleo em caminhões. Para fazer esse ou outros serviços, conte com a ajuda da Maiochi Veículos, pois contamos com profissionais especializados e peças originais que asseguram a longevidade do motor e de todos os demais componentes do seu caminhão.

 

Cotação Peças e Acessórios Caminhões