Cuidados básicos para freios de caminhões
Uma das causas mais comuns de acidentes nas estradas que cortam o Brasil de norte a sul é a falha no sistema de frenagem do caminhão. A taxa de perda de velocidade a que um caminhão é submetido resulta diretamente da fricção da lona no tambor.
O desgaste desse item pode acarretar em um grave problema quando acionado, porque se ele estiver sofrendo com uma deterioração irregular ou apresentando um contato com o revestimento alterado gerando calor por fricção, o sistema de frenagem é impedido de atuar de maneira satisfatória.
A função da lona de freio do caminhão nada mais é do que garantir que haja fricção para que o freio seja acionado.
Para que essa atribuição funcione sempre que acionada, a revisão dos freios deve acontecer a cada 15 ou 20 mil quilômetros ou, ainda, de acordo com o preconizado pela montadora do seu caminhão. Apesar de ser um serviço importantíssimo, ele não apresenta um valor elevado.
Manutenção dos freios de caminhões permite a verificação de outros componentes
Durante a manutenção dos freios, os mecânicos podem aproveitar para verificar a ocorrência de vazamentos, pois eles são os principais causadores de problemas nos freios do caminhão.
Enquanto acontece a manutenção, o recomendado é que se dê atenção ao estado em que estão os tambores e as lonas. A drenagem dos reservatórios também deve ser feita assim como a substituição do filtro secador de ar, mas ele só deve ser trocado conforme o que está no manual do fabricante.
Esse cuidado é importante, porque cuida para que o sistema não sofra com umidade impactando diretamente nas válvulas pneumáticas.
Todos os condutores sabem que o sistema de freio pode ser classificado como um dos itens de maior importância, pois ele tem relação direta com a segurança das pessoas durante uma viagem, porque se ele apresentar qualquer problema, a ocorrência de um acidente acaba sendo quase inevitável.
Dessa forma, o melhor é sempre contar com a ajuda profissional e diante de peças de caminhões desgastadas, promova a troca por itens originais.